trajetória

Eu: Vivianne Amaral

Eu: Vivianne Amaral.

Trajetória

Nasci em Passo Fundo, RS, onde vivi até os 21 anos. Entre 1974 e 2000, morei em Mato Grosso, em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Nos anos 80 e 90 fui ativista na área ambiental, atuando em organizações não governamentais, Conselhos de Meio Ambiente (federal, estadual), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, coordenando projetos e prestando consultoria para governo e organizações. Também fui assessora parlamentar. Em 1997 comecei a atuar com a articulação em rede,  participando da criação da  Rede Mato-grossense de Educação Ambiental – REMTEA e  exercendo a secretaria executiva da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA, durante cinco anos, contribuindo para a disseminação da ideia de trabalho em rede entre educadores ambientais e coordenando o projeto Tecendo Cidadania.

A partir de 2000, com a transferência  para Guarujá e posteriormente para a cidade de São Paulo, prestei serviços para o Instituto Ecoar,  Instituto 5 Elementos, WWF Brasil, Conservação Internacional, entre outras organizações. Neste período, meus interesses se voltaram cada vez mais para os processo de organização em rede, dinâmicas de interação e cooperação e colaboração, e mediação telemática.  No Guarujá cursei Comunicação Social, na UNAERP Guarujá, e em São Paulo fiz especialização em Coordenação de grupos operativos, no Instituto Pichon-Rivière.

Nos últimos anos, aprofundei estudos e experiência em relação as dinâmicas de interação em rede e em grupos, presenciais e virtuais, de forma especial  em relação à mediação com dispositivos da internet. No período, prestei serviços para as Escolas de Governos dos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Norte e para as redes de ATER no Ministério de Desenvolvimento Agrário.

Experiências particularmente interessantes nos últimos anos  foram  atuar como netweaver sênior no projeto Festival de Ideias 2013, promovido  Centro Ruth Cardoso em São Paulo e integrar  o Baia Hacker, Laboratório temporário de experiências sensíveis, em Itu.

E, entre 2014 e 2015, conclui uma especialização em Tecnologias na Aprendizagem, no Senac.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Bacharel em Comunicação Social, área de Jornalismo. UNAERP Guarujá,  SP – 2004.
Especialização em Coordenação de grupos operativos, pelo Instituto Pichon-Rivière, São Paulo, – SP, 2007.
Especialização em Tecnologias na Aprendizagem, SENAC, 2015.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2129329380035418

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Carreira profissional desenvolvida em organizações do Terceiro Setor ambientalista; consultoria para Governo e empresas nacionais nas áreas de formação e capacitação de adultos; uso de tecnologias na aprendizagem; configuração de ambientes para aprendizagem aberta e interativa; produção de conteúdo; curadorias de eventos e conteúdo; articulação e facilitação de processos em rede; cultura colaborativa; cocriação interativa, elaboração e coordenação de projetos socioambientais e relatoria de reuniões, oficinas, projetos.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS (últimos sete anos)

Rede de Agroecologia do Leste Paulista
Instrutora no  Curso de Gestão de Redes de Agroecologia: Interação para o Desenvolvimento Rural Sustentável, com o tema Dinâmicas de Redes.

Ouvidoria do Mar / Instituto Maramar
Coordenação técnica do projeto Ouvidoria do Mar: Potencializando a Interação entre Redes Costeiras e Marinhas Brasileiras para a Transformação rumo à Sustentabilidade”, que envolveu a produção do  1º AUTODIAGNOSTICO DAS REDES COSTEIRAS E MARINHAS DO BRASIL,  do Seminário Nacional das Redes Costeiras e Marinhas, e criação de site, sua administração e produção de conteúdo. 2016.

Invenção Social
Baia Hacker / Incubadora da Prefeitura Municipal de Itu – SP
Realização de cocriação interativa e prototipagem de projetos. Configuração de ecossistemas de comunicação e ecologias de aprendizagem. Projeto Infobox: uso do LibraryBox em escolas e espaços culturais públicos. Atividade voluntária.  Desde 2015.

Sabor da Natureza
Administração da página no Facebook. 2015.

Gaia Social
Serviços de revisão e edição final da cartilha destinada às oficinas de fotografia e vídeo e boletim informativo. 2015.

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Avaliação do projeto Pro Florescer / Centro de Responsabilidade Socioambiental. Realizado em conjunto com Viviane Junqueira do SEMEAR Educação. Junho – novembro de 2014.

Instituto CPFL / Café Filosófico
Curadoria da série “As novas formas de produzir a vida”, com Silvio Meira, Augusto de Franco e Giuseppe Cocco. Abril de 2014.

Centro Ruth Cardoso/ AlfaSol
Atividades: Netweaving no Festival de Ideias: organização, acolhimento e interação nas cocriações presenciais e nos dispositivos na web; administração das plataformas, blog, página e grupo no Facebook. Novembro 2012 – Julho 2013.

Instituto Röerich da Paz e Cultura do Brasil
Concepção participativa do evento VII FBEA, Word Cafe no evento, curadoria digital e administração de perfil e páginas no Facebook e Scribd para o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental – VII FBEA, em 2012. Relatório final do evento.

Instituto Mamede – MS
Atividades: Educadora no Módulo Cooperação, Redes Comunitárias e Ecoturismo no curso Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas, em novembro de 2011.

SENAI MS
Atividades: Concepção e educadora no Curso Redes Sociais e Cooperativismo. 12 horas. Nova Alvorada do Sul – Mato Grosso do Sul. 01-02 de abril de 2011.

Instituto 5 Elementos
Coordenação técnica da área de comunicação do projeto e gerência de conteúdo do site http://www.pinheiros.pirapora.org.br, elaboração dos relatórios técnicos no projeto Fortalecendo o subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social. 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. Período: outubro de 2009 – fevereiro de 2010.

Anúncios