trajetória

Eu: Vivianne Amaral

Eu: Vivianne Amaral.

Trajetória

Nasci em Passo Fundo, RS, onde vivi até os 21 anos. Entre 1974 e 2000, morei em Mato Grosso, em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Nos anos 80 e 90 fui ativista na área ambiental, atuando em organizações não governamentais, Conselhos de Meio Ambiente (federal, estadual), Secretaria Estadual de meio Ambiente, coordenando projetos e prestando consultoria para governo e organizações. Também fui assessora parlamentar. Em 1997 comecei a atuar com a articulação em rede,  participando da criação da  Rede Mato-grossense de Educação Ambiental – REMTEA e  exercendo a secretaria executiva da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA, durante cinco anos, contribuindo para a disseminação da ideia de trabalho em rede entre educadores ambientais.

A partir de 2000, com a transferência  para Guarujá e posteriormente para a cidade de São Paulo, prestei serviços para o Instituto Ecoar,  Instituto 5 Elementos, WWF Brasil, Conservação Internacional, entre outras organizações. Neste período, meus interesses se voltaram cada vez mais para os processo de organização em rede, dinâmicas de interação e cooperação e colaboração, e mediação telemática.  No Guarujá cursei Comunicação Social, na UNAERP Guarujá, e em São Paulo fiz especialização em Coordenação de grupos operativos, no Instituto Pichon-Rivière.

Nos últimos anos, aprofundei estudos e experiência em relação as dinâmicas de interação em rede e em grupos, presenciais e virtuais, de forma especial  em relação à mediação com dispositivos da internet. No período, prestei serviços para as Escolas de Governos dos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Norte e para as redes de ATER no Ministério de Desenvolvimento Agrário.  E, entre 2014 e 2015, conclui uma especialização em Tecnologias na Aprendizagem, no Senac.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Bacharel em Comunicação Social, área de Jornalismo. UNAERP Guarujá,  SP – 2004.
Especialização em Coordenação de grupos operativos, pelo Instituto Pichon-Rivière, São Paulo, – SP, 2007.
Especialização em Tecnologias na Aprendizagem, SENAC, 2015.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2129329380035418

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Carreira profissional desenvolvida em organizações do Terceiro Setor ambientalista; consultoria para Governo e empresas nacionais nas áreas de formação e capacitação de adultos; uso de tecnologias na aprendizagem; configuração de ambientes para aprendizagem aberta e interativa; produção de conteúdo; curadorias de eventos e conteúdo; articulação e facilitação de processos em rede; cultura colaborativa; cocriação interativa, elaboração e coordenação de projetos socioambientais e relatoria de reuniões, oficinas, projetos.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS (últimos seis anos)

Empreendedorismo Social
Baia Hacker / Incubadora da Prefeitura Municipal de Itu – SP
Realização de cocriação interativa e prototipagem de projetos. Configuração de ecossistemas de comunicação e ecologias de aprendizagem. Projeto Infobox: uso do LibraryBox em escolas e espaços culturais públicos. Atividade voluntária. 2015.

Sabor da Natureza
Administração da página no Facebook. 2015.

Gaia Social
Serviços de revisão e edição final da cartilha destinada às oficinas de fotografia e vídeo e boletim informativo. 2015.

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Avaliação do projeto Pro Florescer / Centro de Responsabilidade Socioambiental. Realizado em conjunto com Viviane Junqueira do SEMEAR Educação. Junho – novembro de 2014.

Instituto CPFL / Café Filosófico
Curadoria da série “As novas formas de produzir a vida”, com Silvio Meira, Augusto de Franco e Giuseppe Cocco. Abril de 2014.

Centro Ruth Cardoso/ AlfaSol
Atividades: Netweaving no Festival de Ideias: organização, acolhimento e interação nas cocriações presenciais e nos dispositivos na web; administração das plataformas, blog, página e grupo no Facebook. Novembro 2012 – Julho 2013.

Instituto Röerich da Paz e Cultura do Brasil
Concepção participativa do evento VII FBEA, Word Cafe no evento, curadoria digital e administração de perfil e páginas no Facebook e Scribd para o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental – VII FBEA, em 2012. Relatório final do evento.

Instituto Mamede – MS
Atividades: Educadora no Módulo Cooperação, Redes Comunitárias e Ecoturismo no curso Formação de Monitores Ambientais do Parque Nacional das Emas, em novembro de 2011.

SENAI MS
Atividades: Concepção e educadora no Curso Redes Sociais e Cooperativismo. 12 horas. Nova Alvorada do Sul – Mato Grosso do Sul. 01-02 de abril de 2011.

Instituto 5 Elementos
Coordenação técnica da área de comunicação do projeto e gerência de conteúdo do site http://www.pinheiros.pirapora.org.br, elaboração dos relatórios técnicos no projeto Fortalecendo o subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social. 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. Período: outubro de 2009 – fevereiro de 2010.