Conversas e convivência sobre cooperação

Bioconstrução.

Bioconstrução.

Num mundo tensionado pela dificuldade de convivência com as diferenças culturais e ideológicas, somos desafiados cotidianamente a cooperar em nossas comunidades de vida como forma de resistir e construir alternativas de governança, gestão e compartilhamento de recursos e oportunidades de diversos tipos.

Positivamente, cresce a consciência que apenas juntos, em relações mais fraternas e cooperativas conseguiremos construir sociedades mais saudáveis e justas.
Mas como estimular a cooperação? Como torná-la uma atitude e comportamento central em nossas redes de vida e de produção?

O processo de aprendizagem que oferecemos explora a cooperação e sua prática como habilidade social a ser desenvolvida. Apresenta teorias, técnicas e tecnologias que vão instrumentalizar a abordagem da cooperação como atitude e comportamento individual e como estratégia na coordenação de projetos, equipes e organizações.

Roteiro temático de aprendizagem:

– A cooperação como habilidade social.
– Como a cooperação vem sendo culturalmente desabilitada.
– Equilíbrio competição – cooperação.
– Para fortalecer a cooperação: atitudes, comportamentos, ferramentas, ambientes, técnicas e tecnologias.
– Equipes cooperativas: desenvolvendo a cultura organizacional cooperativa.
– Redes e cooperação.
– Fenômenos da interação.
– Comunidade: ecossistema social interdependente e cooperativo.

Duração e formato da atividade: várias opções: palestras e aulas  em cursos sobre o tema, encontros de 4 a 8 horas.  Curso de 16 horas em 4 módulos de 4 horas cada. A profundidade de abordagem depende da duração do curso/oficina).

Juntos  poderemos desenhar uma atividade sobre o tema cooperação que atenda as necessidades de  sua organização ou projeto. Entre em contato:

viviamaralsp@gmail.com
(19) 3849 7344  / (19) 9 9897 7110