Infobox

O que é

Um serviço para compartilhar conteúdos digitais multimídia em rede wifi  sem acessar a internet.

O Infobox é uma combinação de um roteador 3G portátil DLink MR 3020 (equipamento que se usa para gerar uma rede wifi local) transformado em servidor, um software e uma unidade de armazenamento USB (pen drive), que gera uma rede wifi privativa local. O servidor agindo como um portal cativo, sem acesso à internet, disponibiliza conteúdos digitalizados em quatro formatos: texto, vídeo, imagem e áudio, que ficam armazenados no pen drive. Qualquer usuário conectado à rede pode acessar e baixar o conteúdo.

Foi criado por Janson Griffey, com o nome LibraryBox e vem sendo apropriado, usado e reinventado em varios lugares do mundo. Veja

clever

Conjunto CleverBox: roteador, pen drive e bateria solar.

Mobilidade e fonte de energia

O dispositivo é móvel, podendo ser facilmente transportado e pode ser alimentado tanto por bateria solar quanto por energia elétrica.

Memória da rede

A capacidade de armazenamento do pen drive determina o tamanho da memória da rede gerada. Podem ser criados vários pen drives para um mesmo dispositivo, facilitando assim a organização de conteúdos para fins diversos: bibliotecas temáticas, documentos, formulários, conteúdos para cursos, etc.

Como acessar e baixar o conteúdo

tela

Home da rede gerada , com menu dos diretórios, relação de conteúdos baixados e chat.

Para acessar o conteúdo digitalizado basta se conectar à rede pelo wifi do seu dispositivo, abrir seu browser e navegar pelo site. Você pode pesquisar os conteúdos organizados por formato (texto, vídeo, imagem, áudio) e por pastas, baixando para seu equipamento (smartfone, tablet, computador, notebook) os arquivos de seu interesse. O requisito é que ele tenha wifi.

Além dos diretórios de conteúdos, o portal oferece um chat que pode ser utilizado em tempo real pelas pessoas que estão no alcance da rede e conectados à mesma. Nenhum dado pessoal é solicitado, preservando a privacidade dos usuários. A rede também é aberta e sem senha.

Personalização

O layout da home pode ser personalizado com o nome da instituição, logo e informações que desejarem divulgar.

Utilidades

O dispositivo pode ser utilizado como suporte para compartilhamento de conteúdos digitais e interação em todas atividades em que for necessário transportar e compartilhar documentos digitais e não se tenha acesso à internet.

Por exemplo:
– Em projetos educativos como biblioteca de conteúdos em diversos formatos.
– Em cursos e oficina como biblioteca de textos, testes e registro de atividades.
– Em situações de emergência com documentos e orientações específicas. com o benefício do chat para interação das pessoas que estiverem trabalhando na emegência .
– Em trabalhos de campo.
– Em palestras para compartilhar material apresentado e de referência.
– Em reuniões para compartilhar documentos e materiais em vários formatos.
– Como biblioteca digital.
– Em salas de espera com material informativo e de entretenimento.
– Em intervenções nos espaços urbanos e rurais.
– Em exposições culturais.

Invente outra…

Apresentação1

Anúncios